Entenda os prós e contras do novo hit das dietas, a espirulina !!!
+ Eliminar a lactose do cardápio é uma maneira saudável de emagrecer?
Como consumir?
Como a cápsula promove a saciedade preenchendo um espaço no estômago, o ideal é que seja consumida com proximidade às refeições, mais precisamente de 20 a 30 minutos antes. Além disso, ela deve ser ingerida com água para poder aumentar e surtir o efeito desejado.
O que Bruna faz questão de destacar, entretanto, que não foram feitos estudos que comprovem sua eficácia, bem como a quantidade ideal a ser consumida diariamente. O que existe, segundo a especialista, é o conhecimento sobre a dose mínima necessária para surtir efeito, entre um e cinco gramas.
Fotos: sam-stock/ iStock e chesterf/ iStock
Benefícios
Apesar da eficiência no emagrecimento não estar cientificamente comprovada, a cápsula de espirulina possui uma série de outros benefícios, segundo a profissional. “A espirulina é constituída em 60% de proteína e, além disso, possui vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina A, ferro, cálcio e magnésio”, releva Bruna D’Agostino.
O magnésio, por exemplo, é essencial para a questão da satisfação. “A cápsula de espirulina promete dar saciedade pelo mecanismo de absorção de água e tirar a vontade de comer doces, transformando o triptofano em serotonina, que causa a mesma sensação de bem estar de comer um doce”, conta a nutricionista. Ela ainda completa que o mineral ajuda no bom funcionamento do cérebro e prevenção contra infecções.
Quanto às vitaminas, a B12 é, de acordo com ela, essencial para o crescimento e divisão celular, além de ajudar na produção das células vermelhas do sangue e reverter a lentidão mental que pode vir com a idade ou ainda dar uma forcinha para aquela bela noite de sono. Já a vitamina A, ajuda no combate aos radicais livres (devido à ação antioxidante), o ferro ajuda os músculos e a imunidade. Para quem acha pouco, ainda tem cálcio, famoso por desenvolver e manter os ossos e dentes saudáveis.
Quem não deve tomar
Bruna D’Agostino conta que as cápsulas não são indicadas para gestantes, nutrizes (bebês que ainda amamentam) e crianças, devido à maior fragilidade do organismo nessas fases da vida. Se usada indevidamente, os efeitos colaterais são vômitos, náuseas e diarreias; por isso, a orientação de um profissional é sempre importantíssima.
A profissional ressalta a falta de comprovação da eficácia do produto. “A cápsula ajuda na perda de peso por aumentar o tamanho quando ingerida, ocupar espaço no estômago e fazer com que a pessoa coma menos. Porém, invista em alimentos como frutas, verduras e legumes , todos riquíssimos em fibras”, conta.
Comentários