Receitas e dicas para preparar aquele jantar especial e esquentar a relação !!!!
Os alimentos afrodisíacos
Existem dois tipos de alimentos afrodisíacos, aqueles que dão um gás a mais pelos seus nutrientes e os que mexem com a imaginação. “Podemos citar uma série deles, como os frutos do mar, principalmente a ostra, o chocolate amargo, por conta do cacau, as pimentas, o guaraná, ginseng, gengibre, catuaba e algumas frutas”, conta a nutricionista funcional Helouse Odebrecht.
Ela explica que os frutos do mar, que contém zinco, são interessantes por promover a modelação de testosterona e aumentar a produção de esperma e o desempenho sexual. “O cacau, por sua vez, aumenta a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, que é bastante estimulante. Já as pimentas, ginseng e gengibre, por exemplo, são estimulantes e vasodilatadores, aumentando o fluxo sanguíneo principalmente nas regiões sexuais, além de aumentar a frequência cardíaca”, explica.
Outras opções que aumentam a libido são as frutas que lembram a forma do corpo feminino. “Eles tem uma ação mais psicológica mesmo, não nutricional. São frutas como a uva, maçã, pera, o morango e figo”, indica. Vale a pena montar uma bandeja com essas opções, que deixam um clima sensual.
Prepare o ambiente
“Eu penso que o jantar afrodisíaco seja mais interessante pelo ritual, pelo clima que você cria. O homem percebe quando a mulher se prepara para ele e isso faz a pessoa se sentir especial, fica implícita a dedicação ao outro, e quem não gosta?”, diz a sexóloga Walkiria Fernandes. “Quando faz algo assim, você mergulha no momento a dois e automaticamente, no seu inconsciente, surge um interesse maior”, complementa.
A dica da especialista é preparar não apenas a sala de jantar, mas também o quarto. “Coloque uma meia luz, ou faça à luz de velas, que é mais romântico e ajuda a relaxar. Invista também em uma roupa de cama bem vistosa e bonita, coloque flores se quiser, e incensos ou essências para perfumar a casa”, aconselha.
Não se esqueça também de caprichar no visual, para deixar a surpresa ainda mais estimulante e diferente. “Vale usar uma lingerie bem bacana, ou mesmo um vestido sem nada por baixo. Isso deixa mais interessante”, fala.
Faça as receitas certas o seu jantar
Ambiente caprichado e roupa especial podem ajudar a dar o clima, mas os pratos servidos no jantar também tem um papel crucial. Afinal, não é possível servir nada muito pesado antes de uma noite de amor, não é? Duas especialistas indicam receitas que podem fazer sucesso:
Salada romântica
(da nutricionista funcional Robena Molinari, da Clínica Patricia Davidson Haiat)
Ingredientes :
Folhas verdes (Alface, rúcula, agrião);
2 figos;
1 colher (chá) de nozes.
Para o molho:
1 colher (sopa) de mostarda em grãos;
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta do reino branca;
1 colher (chá) de Shoyo sem glutamato.
Frango com mel e gengibre
(da culinarista funcional Lidiane Barbosa)
Ingredientes:
2 peitos de frango orgânicos;
3 colheres de sopa de grãos de mostarda;
1 dente de alho macerado;
2 colheres de sopa de mel orgânico;
1 colher de chá do suco do limão siciliano;
1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma moeda) ralado;
4 colheres de sopa de amendoim torrado;
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
Modo de preparo: leve ao fogo o mel, o alho, a mostarda em grãos, o suco do limão siciliano e o gengibre e deixe reduzir, para virar uma calda. Enquanto isso, em uma assadeira bem quente, coloque os peitos de frango temperados com sal e doure dos dois lados. Quando o frango estiver bem grelhado, finalize com o restante do azeite de oliva e sirva com a calda de mel e salpique os amendoins torrados.
Lagosta e Camarão com Frutas Proibidas
(da nutricionista funcional Robena Molinari, da Clínica Patricia Davidson Haiat)
Ingredientes:
1 rabo de lagosta;
1 xícara (chá) de camarão;
1 xícara (chá) de morango;
1 xícara (chá) de mamão;
½ xícara (chá) de cebola roxa;
½ xícara (chá) de castanhas;
½ abacate;
Suco de 1 limão;
Folhas verdes a gosto (sugestão: alfaces frisé, roxa e americana).
Para o Molho:
½ xícara (chá) de mel;
3 colheres (chá) de vinho tinto;
½ colher (chá) de pimenta vermelha;
½ colher (chá) de sal;
1 colher (chá) de mostarda;
¾ xícara (chá) de óleo de soja;
1 colher (chá) de semente de papoula.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes do molho no liquidificador. Coloque a lagosta e o camarão em metade do molho e grelhe. Corte as folhas verdes, forre um prato, coloque o camarão e a lagosta em cima e complete com o restante do molho. Acrescente o morango, o mamão, a cebola roxa, as castanhas, o abacate e o suco de limão.
Morangos cremosos
(da culinarista funcional Lidiane Barbosa)
Ingredientes:
1 caixa de morangos limpos e higienizados;
150 g de chocolate 70 % cacau sem glúten, sem lactose e sem açúcar derretidos;
100 ml de leite de coco light
Modo de preparo: faça um buraquinho nos morangos para recheá-los. Misture o chocolate derretido com o leite de coco, fazendo uma ganache e recheie os morangos.
Naiara Taborda
Comentários