"Acabe com os maiores problemas do inverno e garanta fios lindos o ano todo "
+ Conheça os dez mandamentos dos cabelos longos, bonitos e saudáveis
Yuriyzhuravov/ iStock
Mantendo a cor do momento
Os vermelhos e acobreados são as grandes estrelas da estação, mas elas desbotam mais fácil que as outras cores, como loiros e pretos. “Os pigmentos vermelhos tendem a desbotar muito porque não existe uma cor base, eles são o que chamamos de cor fantasia”, explica a colorista Roberta Querido, do salão Marcos Proença.
O primeiro passo para manter a cor deve ser dado logo no dia da coloração, começando com a escolha de um produto de qualidade: “isso faz toda a diferença, valoriza a imagem e dá mais intensidade. Logo após pintar, faça uma hidratação pós-coloração, que ajuda a fixar melhor e fecha mais as cutículas nas primeiras lavagens, que é quando o desbotamento é mais evidente”, indica o visagista e hairstylist Luiz Cintra.
Para a manutenção em casa, Cintra aconselha que a frequência de lavagens seja menor, cerca de três vezes por semana. “Lavar com a água muito quente, que é o normal no inverno, abre ainda mais as cutículas e acelera o desbotamento. Tem que lavar menos, com água não tão quente e com uma linha apropriada para fios coloridos, que tem menos ação adstringente, com uma limpeza menos profunda”, completa.
Sem ressecamento
A água muito quente não faz só com que a sua coloração saia mais rápido, ela também é a maior responsável pelo ressecamento dos fios. “O calor abre a cutícula e com o xampu esse efeito é potencializado, tirando proteínas e queratina dos fios, principalmente no comprimento e pontas onde a estrutura é mais debilitada”, alerta.
Para fugir do aspecto seco e sem vida, mantenha o ritual de hidratação do restante do ano: “faça uma reconstrução do fio, um tratamento mais intenso para repor queratina, logo no começo da estação para recuperar dos danos do verão. Depois, faça uma a cada dois meses e mantenha a hidratação uma vez por mês em casa, dessa forma as máscaras usadas em casa são melhor absorvidas e o cabelo segura mais os nutrientes”.
Fuse
Sem caspa
Você já deve ter ouvido falar que a caspa aumenta na temporada de frio, e ela pode aparecer pelo excesso de oleosidade, ressecamento ou até fatores hormonais. “Existe a caspa por disfunção hormonal, que deve ser tratada clinicamente, e também a que ocorre por um dano no couro cabeludo. A água muito quente caindo diretamente pode causar o ressecamento, que vai soltar cascas e produzir uma espécie de sebo”, revela Cintra.
Já no caso dos cabelos naturalmente oleosos, o tempo de lavagem é o maior fator de risco: “No inverno deixamos de lavar como nas outras épocas do ano e isso vira um problema. O ideal é alternar as lavagens com xampu normal e xampu detox”, conta Roberta.
Secador na medida certa
O secador não é um grande inimigo dos fios, pelo menos quando usado de maneira correta. Como o frio pede cabelos bem sequinhos para manter longe os resfriados, redobre a atenção na hora de usar. “Secar é sempre indicado porque você perde um pouco de nutrientes mas ganha muito no brilho, então uma coisa compensa a outra. O certo é não usar muito quente e não deixar ele parado numa mesma mecha, porque é isso que superaquece o fio e causa a quebra”, alerta Cintra. O ideal, de acordo com o visagista, é usar o leave-in, que é termoativado, que vai deixar os fios bonitos e ainda proteger da ação nociva do calor.
Naiara Taborda
Comentários