Conheça os maiores vilões das unhas fortes e bonitas e livre-se deles !!!


    Conheça os maiores vilões das unhas fortes e bonitas e livre-se deles
Você está com as unhas lindas e bem esmaltadas e de repente elas lascam nas pontas. Esse é um problema bastante comum e, muitas vezes, acontece pela falta de cuidados corretos. “O aspecto das unhas conta muito na impressão geral que uma pessoa passa aos outros, especialmente no caso das mulheres. Por isso, exibir unhas saudáveis e bem cuidadas pode ser importante. Os problemas que afetam as unhas e cutículas, apesar de, na maioria das vezes não serem graves, provocam desconforto e preocupação, pois unhas bem cuidadas são indício de asseio e capricho pessoal, além de ser um indicativo de saúde”, explica a dermatologista Ligia Kogos, que explica como deixá-las sempre fortes e bonitas.
+ Conheça as texturas de esmaltes que são tendência nesse inverno
Aspecto saudável
Uma unha saudável precisa ser rosada, com uma transparência que permite visualizar a pele que está embaixo, sem ser espessa ou muito fina. “A extremidade deve ser livre, de um branco translúcido, lisa, a superfície regular e sem desfolhamentos”, completa.
Vale lembrar que as unhas são indicativos da boa saúde, e diversas doenças, como enfisema pulmonar, alterações da tireoide e anemias podem deixá-las quebradiças e flexionáveis.
Cutícula: tiro ou não tiro?
Um dos principais erros no cuidado com as suas unhas é retirar a cutícula da maneira errada, já que elas são uma proteção natural. “Na ânsia de manter as cutículas bem aparadas, muitas mulheres acabam exagerando e ocasionando inflamações, irritações, e até enfraquecimento e deformidades das unhas. As cutículas podem ser retiradas com cuidado, desde que a região não esteja inflamada ou dolorida. O ideal é quando é retirada quase por inteiro 'em meia lua' por manicure experiente ou pela própria pessoa que adquiriu alguma habilidade. Quando a manicure não é tão hábil, a cutícula cresce de maneira irregular, com 'pontas‘, muitas vezes doloridas”.

Foto: belchonock/iStock
Se as cutículas estiverem sensíveis, inchadas ou avermelhadas, ligue o sinal de alerta e não as retire, já que você pode piorar a situação. “Nesse caso, apenas as afaste e passe creme antes do esmalte. Tirar pode levar ao aparecimento de manchas esbranquiçadas nas unhas meses depois, sulcos verticais e enfraquecimento”, indica.
Para quem tem alergia a esmalte, tirar as cutículas pode agravar ainda mais o problema, então tome muito cuidado ao fazer a limpeza. “Estas pessoas devem se limitar a passar hidratante e afastar levemente a parte mais crescida das cutículas com espátula de madeira, pois elas servem como barreira entre o esmalte e o resto da pele”, informa.
+ Passo a passo: como fazer a unha Chevron em casa
Falta de vitaminas
A alimentação também é muito importante para quem quer ter unhas fortes e bonitas, ricas em ferro, zinco e colágeno. “Eles são muito importantes, então a alimentação deve ser equilibrada. A gelatina é uma boa fonte de colágeno e deve ser consumida, assim como a proteína. Dermatologistas prescrevem muitas vezes suplementos vitamínicos, além de produtos locais, para tornar as unhas mais fortes, de acordo com cada caso. Geralmente são usados complexos vitamínicos”, conta.
Roer as unhas e a cutícula
Você tem mania de roer o cantinho das unhas ou puxar a pele com a boca? Se quiser mesmo unhas longas e sem quebras é melhor parar com isso. “Quem tem o hábito de morder compulsivamente as unhas ou as cutículas, arrancando com os dentes as “pelinhas” que crescem em volta das unhas, também vive com a região machucada, dolorida, sofrendo as mesmas consequências da má retirada das cutículas”, explica. Para reduzir o problema, a dica é passar líquidos amargos e incolores nos dedos, próprios para a região, que vão evitar que você mordisque.
Pintar demais
Claro que estar com as unhas bem pintadas e bonitas é bacana para a sua aparência, mas é preciso dar um tempinho para que elas respirem adequadamente. “Para as unhas não desfolharem, faça um tratamento de choque ficando uma semana inteira sem esmalte, só com hidratante bem cremoso, de preferência com uréia, silicones e óleos naturais. Depois, volte a esmaltá-las normalmente, usando base fortalecedora e reservando sempre uma noite por semana sem esmalte para poder hidratá-las com o creme”, aconselha.
Outros cuidados
Uma outra recomendação da especialista é sempre levar uma lixa na bolsa, para usar assim que uma pontinha lascar. Isso permite que você mantenha-as longas, sem quebrar por completo. Se quiser usar produtos fortalecedores, o ideal é procurar por aqueles que contenham formol, porque os vitamínicos não possuem poder de penetração e é o formaldeído que deixa o aspecto forte e resistente. “Resumindo, um esquema certeiro para quem quer ter unhas bonitas é não roer, não morder, lixar, hidratar, se alimentar bem e esmaltar”, finaliza.
Naiara Taborda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadastro Hinode

Ela está de volta! Famosas usam gargantilha que imita tatuagem Acessório polêmico apareceu no desfile de verão da Carven e celebridades já estão usando

Confira a previsão para o seu signo da semana entre 11 e 17 de julho !!