Conheça seis mitos e verdades sobre o seu corpo no inverno !!!!


Conheça seis mitos e verdades sobre o seu corpo no inverno
O inverno traz diversas situações deliciosas, mas com raras exceções todas estão ligadas ao sedentarismo, como ficar mais tempo sob as cobertas vendo um filminho, ou com refeições calóricas, como o delicioso e romântico fondue. Quando o assunto são exercícios e boa forma, a estação já não parece atrativa por conta da vontade de comer mais, das doenças respiratórias mais frequentes e outros probleminhas da época. Mas será que isso realmente é verdade? O Inverno em Ação TRYON consultou um especialista para desvendar os mitos sobre o friozinho e te incentivar a manter a vida saudável em qualquer mês do ano.
+ Saiba quais são os principais problemas do inverno e aprenda a solucioná-los
Os problemas respiratórios são mais constantes

Verdade. O inverno predispõe o aparecimento de doenças respiratórias, que podem ir de um simples resfriado até infecções mais graves, como as pneumonias. “Isso se dá por conta do ar frio e seco, que facilita e potencializa o trânsito da poluição. Além disso, ambientes fechados e roupas há muito tempo guardadas não são nada amigos do sistema respiratório”, frisa o Dr. Madson Fernandes.
Para evitar que isso atrapalhe a sua rotina, alimente-se sempre de maneira balanceada e inclua na dieta alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, limão, goiaba e abacaxi. A hidratação também é fundamental, então capriche na água. Outra precaução é higienizar as mãos e os equipamentos da academia antes de usá-los para evitar o contato com vírus.
A fome aumenta

Verdade. Como perde-se calor para o ambiente externo, o objetivo principal é equilibrar a homeostase, ou seja, regular a temperatura do corpo. O frio induz o organismo a ‘desejar’ alimentos mais encorpados, com um valor calórico mais alto, como massas por exemplo. A gordura o mantém aquecido, mas é bom lembrar que aquele torresminho pode engordar muito mais que deixar você quentinha.
Para aplacar essa vontade de comer mais sem prejudicar a sua silhueta, o ideal é comer de três em três horas alimentos saudáveis, como frutas e castanhas. Também é uma boa dica investir em delícias de inverno em versão light ou guloseimas funcionais, como a receita de creme de avelã (veja aqui).
Queima-se mais calorias no inverno

Verdade. Sob temperaturas mais baixas, o corpo acelera o metabolismo no intuito de elevar a temperatura corporal. “Desse modo, a energia gasta no processo queima mais calorias, sim. Mas não é por isso que você vai achar que aquele jantarzinho mais pesado está liberado!”, alerta o médico.
Com essa informação, que tal acelerar ainda mais a queima de calorias com a ajuda de alimentos termogênicos? Preparações com a pimenta são uma boa pedida.
Bebidas alcoólicas esquentam o corpo

Mito. O álcool circula pelas veias gerando um processo chamado vasodilatação, que viabiliza um aumento do fluxo sanguíneo. Sendo assim, não há nada mais que uma falsa sensação de aquecimento, que por sinal, dura pouco tempo. Então, deixe de lado essa ideia e substitua por preparações quentinhas mais leves, como um chocolate quente light com canela, que de uma tacada só vai dar aquela sensação gostosa de calor e deixar de lado a vontade de comer doce.
Gordinhos sentem menos frio

Verdade. Quem tem uns quilinhos a mais, possui uma camada de tecido adiposo (gordura) maior. “A gordura funciona como um isolante natural contra o frio, mas de modo geral, atrapalha muito mais em outros aspectos”, revela o Dr. Fernandes.
A obesidade está ligada a diversos problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Por isso, prefira sentir-se aquecido durante uma boa corrida no parque, uma aula de walking dance ou uma série de exercícios para chapar a barriga.
Sente-se mais sono no frio

Depende. Apesar de o frio diminuir o metabolismo corporal, não existem indícios científicos que comprovem o aumento de sono. “Em verdade, sente-se mais preguiça de levantar da cama. Isso pode ser por conta da temperatura mais ‘quentinha’ e aconchegante sob as cobertas, mas muitos interpretam como mais sono ou vontade de dormir”, diz o Dr. Madson. Entretanto, outro fator a ser considerado é a presença de dias mais cinzas durante a estação, já que a melatonina (hormônio envolvido no processo do sono) é influenciada pela luz. Como os dias escurecem mais cedo, a produção do hormônio é maior.
Mesmo com as baixas temperaturas, é necessário trabalhar, cuidar dos filhos e dar conta de todos os compromissos, certo? Então coloque seus exercícios na agenda, como o Inverno em Ação TRYON já te ensinou. Com o tempo, esse momento de atividade física vai parecer mais natural e os benefícios vão valer a pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadastro Hinode

Ela está de volta! Famosas usam gargantilha que imita tatuagem Acessório polêmico apareceu no desfile de verão da Carven e celebridades já estão usando

Confira a previsão para o seu signo da semana entre 11 e 17 de julho !!