Decoração inspirada nos países asiáticos é tendência! Especialista conta como usar ?
Oriente dentro de casa
Segundo a designer Caroline Coraiola, a decoração oriental pode ser dividida em três grupos: extremo oriente, árabe e sudeste asiático (da região da Índia). Apesar de serem bastante diferentes, alguns elementos estão presentes em todos eles. “Materiais naturais, como madeira, palha e madre pérola são muito utilizados na decoração oriental. A cama baixa também, mas apresenta alguns detalhes diferentes em cada divisão”, explica.
De acordo com a designer, como as três tendências têm elementos em comum, elas podem ser complementares na hora de pensar um ambiente e dar um charme em detalhes. “Dá para misturar esses estilos, mas é muito arriscado, porque são coisas bastante distintas. Na decoração árabe, por exemplo, existe a restrição religiosa, enquanto no extremo oriente tem o estilo minimalista e no sudeste, as peças são bastante coloridas”, explica. Para não ter erro, pense em objetos pequenos que você pode espalhar pela casa e começar assim a inserir o toque oriental.
Três estilos em um só
No extremo oriente, parte do Japão, China e Coreias, prevalece o minimalismo e as principais cores são a preta, a vermelha e a branca, além de estampas de pássaros, bambu e a flor de cerejeira. “Elas podem aparecer em almofadas, papel de parede, ou ainda, no caso do bambu, em um vaso com a planta em algum canto da casa”, explica.
Já no sudeste asiático (região da Índia) e na parte árabe, o minimalismo passa longe. Segundo a decoradora, as duas são as mais parecidas no quesito de decoração. “Nas duas culturas, você vê bastante ostentação para as figuras religiosas, por isso vemos cores mais fortes”, indica. Aqui é onde aparecem as peças de tapeçaria, principalmente de seda e lã.
A decoração com influência indiana também aposta nos aromas. “Sempre haverá um incenso na casa, por exemplo”, destaca Carolina. Enquanto isso, na parte árabe, tem muito dourado e móveis bem detalhados. “A forma mais fácil de incluí-la em casa é com molduras, detalhes entalhados e pequenos móveis, como um banquinho dourado”, exemplifica. O banquinho, assim como os baús, segundo a designer, podem compor os três estilos, desde que variem na cor.
Como você pode notar, as possibilidades para decorar um ambiente ou a casa toda com inspiração no oriente são grandes quanto a própria região. O mais importante é sempre encontrar aquele estilo que mais combina com a sua personalidade e a de sua família.
Beatriz Coppi
Comentários