Especialistas dão as dicas para fazer escova e chapinha com resultado de salão !!!
Do começo: como preparar o cabelo
Toda escova começa com uma boa lavagem e ela faz toda a diferença tanto na durabilidade quanto no frizz. “Lavar corretamente influencia bastante. O ideal é sempre lavar três vezes com o xampu que você sempre usa para tirar bem os resíduos, não pesar e o efeito durar mais. Se tiver fios fininhos, passe o condicionador em pouca quantidade e enxágue bem”, explica a hairstylist Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza.
Depois de bem lavado, a dica é passar um leave-in termoativado ou um protetor térmico, que vai proteger o fio para que ele não quebre, evitando o aspecto eriçado. “Não comece a escova com o cabelo molhado. Deixe ele quase seco para depois modelar, porque escovar com ele molhado agride muito e dá ainda mais frizz”, completa.
Escova incrível
Foto: LukaTDB/iStock
O primeiro ponto de atenção é a distância do secador, que nunca deve ficar muito próximo do seu cabelo. “Ele tem que ter distância para não queimar e você deve passar com a boca um pouco tombada, levando a escova e o jato para baixo, para que fique alinhado e não arme”.
Depois de escovar todo o cabelo, você deve finalizar com um reparador de pontas leve. “Não use o reparador à base de petróleo. O erro nessa hora é espalhar o produto na palma da mão e passá-lo no cabelo, isso deixa oleoso e fica marcado. O certo é espalhar bem nas mãos e levar para os dedos, penteando os fios com eles. Quando o óleo dos dedos acabar, se ainda sobrar na mão, espalhe de novo e repita o processo”, ensina. Para quem tem pouco volume, basta aplicar uma única gota do produto e para quem tem madeixas bem cheias, a quantidade pode ir de três a quatro gotas.
Se você gosta do efeito cacheado nas pontas, mas não tem habilidade com o secador para modelar, existe uma maneira de fazer com muito mais praticidade. “Escove à noite e faça um coque frouxo para dormir, jogando um jato leve de spray fixador. Solte no dia seguinte e ele vai estar perfeito”.
Com antecedência
Você tem uma festa e quer que o liso esteja lindo? Faça sua escova com antecedência. “O ideal é fazer um dia antes, porque o fio demora cerca de 12 horas para entender a mudança. Após esse tempo, o cabelo não vai voltar a enrolar e nem armar com umidade ou suor”, revela.
Chapinha perfeita
Foto: biglike/iStock
Para as fãs da chapinha, também existem dicas valiosas para não marcar e garantir a boa proteção do fio. Assim como acontece com a escova, a preparação deve ser bem feita e o protetor térmico é obrigatório, além de ter a certeza absoluta de que está totalmente seco. “Os cabelos naturais e escuros podem usar uma temperatura até 180°C. Para os loiros, sempre 160°C, porque ele pode amarelar e queimar demais com o uso da prancha”, alerta o visagista e tricologista Arillson Christino, do Instituto Moça Bonnita.
Dividir corretamente é outra chave para o sucesso, já que a chapa precisa ser bem passada para que não marque e para garantir que nenhum fio fique de fora. “Reparta de orelha a orelha e do nariz até a nuca, em quatro quadrantes”, indica.
Outro bom truque é passar nem muito rápido e nem lento demais, o que com certeza vai deixar marcas. “Se for muito rápido, o cabelo volta logo ao normal, e se for muito devagar, parando a chapinha, fica aquela marca da prancha e rompe a cutícula. Para não marcar, tem que descer a chapinha com a mão reta, num ângulo de 90° e o movimento deve ser contínuo, se parar no meio ou se virar um pouco a mão já vai deixar marcas. Uma única vez em cada mecha é suficiente”, garante.
Ficou marcado? Não se preocupe, é possível resolver o problema com um pouco de calma. “Espere a mecha esfriar bem e passe a chapa de novo para corrigir, lembrando de manter reta e em movimento, sem parar”. Para finalizar, o profissional aconselha o sérum, que contém vitaminas que ajudam a reparar o dano que você acabou de ter no fio e o gloss em spray, que vai dar ainda mais brilho.
Naiara Taborda
Comentários