Aproveite o melhor do alho: ele ajuda a perder peso e retarda o envelhecimento O tempero, um dos mais queridos dos brasileiros, é ótimo para a sua daúde
+ Cronograma saudável: programe as refeições e deixe o dia a dia mais prático
Estudos mostram que as propriedades do alho podem prevenir e tratar doenças, das mais simples às mais complexas. “É possível ter a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, redução moderada da pressão arterial e inibição da agregação de plaquetas”, enumera a nutricionista Carolina Dratch, associada ao Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná.
Sua saúde
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência Weizmann, de Israel, mostrou que a alicina é o nutriente capaz de gerar diversos benefícios para a saúde. O componente líquido, que dá o cheiro característico ao alho e é criado ao esmagar a raiz, funciona como um bactericida natural ao combater infecções causadas por bactérias, germes e vírus – como o da gripe.
Os agentes presentes na alicina também combatem o colesterol ruim, aumentando a saúde arterial e diminuindo os riscos de bloqueio das veias. O alho possui ainda ação antioxidante, que combate os radicais livres prevenindo contra tumores, infarto e envelhecimento das células.
Perda de peso
De acordo com um estudo publicado pelo Jornal de Nutrição norte-americano, as propriedades do alho podem auxiliar na diminuição da massa corpórea. Isso acontece porque o alho possui características termogênicas, que auxiliam no processo de digestão e na aceleração do metabolismo. Quando isso acontece, aumenta o número de calorias queimadas durante o dia e, consequentemente, diminui-se a gordura corporal.
Como consumir
As propriedades dos alimentos são conservadas quando consumidas ao natural, então, a melhor maneira de aproveitar os benefícios do alho é ingerindo cru em saladas. Quando há intenção de utilizar como tempero para outros pratos, a nutricionista Carolina Dratch indica que cozinhar com pouca água é a melhor opção para aproveitar seu valor nutritivo.
Comentários