Atraso na menstruação pode não ser gravidez. Saiba o que pode interferir Falta de período menstrual pode indicar que o corpo não vai bem
+ Nove informações indispensáveis que você deve dar ao ginecologista
+ Conheça os exames ginecológicos que devem ser feitos em cada fase da vida
+ Chás aliviam sintomas e ajudam a melhorar sua saúde. Conheça as ervas
Mesmo que você esteja ansiosa, lembre-se de que o retardamento de alguns dias é considerado normal, o problema é quando isso se estende. “Até uma semana ou 10 dias pode acontecer o atraso por alterações hormonais e medicamento, apenas depois disso é suspeito e você deve procurar um médico”, explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, pós-graduada em Medicina Legal e Perícias Médicas e Sexologia Humana, ambas pela Universidade de São Paulo (USP).
Tente não fazer testes de farmácia para não se enganar com o resultado. Foto: diego_cervo/iStock
Quando essa situação se instala é muito comum ter vontade de recorrer aos testes de farmácia para sanar as dúvidas antes de chegar o dia da consulta, mas é melhor que você se acalme e não caia nessa tentação: “O recomendado é que procure o ginecologista em primeiro lugar, porque alguns testes podem dar falso negativo e você não vai ter a resposta correta. É preciso fazer os exames de sangue”.
Síndrome do ovário policístico
As mulheres podem desenvolver cistos nos ovários sem que eles causem um grande transtorno para a saúde, e eles são causadores comuns da ausência de menstruação. “A mulher pode não ovular em alguns meses, e ovular em outros, até por isso é mais difícil engravidar, embora elas possam”, completa. Alguns dos sintomas, além da falta de período menstrual, são o aumento de peso e a oleosidade da pele.
Problemas da tireoide
A glândula tireoide é responsável por controlar o metabolismo, e quando não funciona corretamente pode interferir em vários aspectos do corpo. “Os problemas da tireoide atrapalham a menstruação e podem fazer com que ela não venha e as mulheres podem engordar e sentir bastante cansaço”, revela.
Alterações no peso e excesso de exercícios
Se você está se exercitando demais, ou mesmo se teve alguma alteração brusca no seu peso, para mais ou para menos, saiba que esse pode ser o motivo. “Mesmo que você emagreça naturalmente, se for demais e ficar abaixo do seu peso ideal, ou se fizer muita atividade física pode acabar não menstruando. Como você tem um valor de gasto energético muito alto, o organismo tenta te proteger de uma anemia cortando o sangramento”, alerta.
Comentários