É difícil sentir desejo ou chegar ao orgasmo?

É difícil sentir desejo ou chegar ao orgasmo?  
Muitas mulheres me escreveram dizendo que não tinham desejo ou não tinham orgasmo e perguntando o que deveriam fazer.
Embora já tenha falado disso há algumas semanas, achei melhor detalhar algumas coisas que passaram despercebidas, e que talvez possam ajudar a diminuir a ansiedade sobre este tema tão citado em revistas e na mídia, mas pouco aprofundado.
O desejo sexual pode ser dividido em 4 fases:
- Desejo
- Excitação
- Orgasmo
- Resolução
Qualquer dificuldade em uma dessas fases, vai provocar reflexos na sexualidade e isto poderá ou não afetar tanto o relacionamento do casal como a autoestima, dependendo do grau de importância que o casal dá para o sexo.
A primeira coisa que precisa ficar claro, é que é possível ser feliz independentemente da vida sexual, assim como é possível o casal se amar, mesmo sem ter uma vida sexual muito satisfatória. Mas é claro, com sexo o amor fica muito mais gostoso.
Segundo National Health and Social Life Survey (Laumann EO, Paik A, Rosen RC. - The epidemiology of sexual dysfunction: results from the National Health and Social Life Survey.Int J Impot Res. 1999 Sep;11 Suppl 1:S60-4), um terço das mulheres relata falta de interesse sexual, e quase um quarto das mulheres não experimenta orgasmo. Um pouco menos de 20% tem dificuldades de lubrificação e mais de 20% acha o sexo desagradável. Uma soma desses números mostra a ampla prevalência de queixas sexuais femininas.


Estudos epidemiológicos nos EUA, Inglaterra e Suécia indicam que cerca de 40% das mulheres com idades entre 18-59 anos apresentam queixas sexuais, assim divididas:
- 33% (um terço) tem dificuldade para sentirem desejo (tesão);
- 24% (um quarto) tem dificuldade para ter orgasmo;
- 19% (um quinto) relatam dificuldade de excitação/ lubrificação;
- 15% (um sétimo) queixam-se de dispareunia , isto é, dor durante a relação sexual;
- 9% (um décimo) referem outras queixas.
Por isto, aquelas mulheres que se acham "diferentes" por não terem desejo sexual (libido) ou orgasmos, podem ficar tranquilas, que não são nenhuma exceção.
Baseada neste estudo, vamos falar das duas queixas principais, que são :
- falta de desejo sexual (falta de tesão);
- falta de orgasmo (não gozar).


Desejo Sexual ou Tesão
O desejo sexual é a vontade de ter relação sexual. O desejo (ou tesão) sofre a influência de vários fatores, tanto  biológicos, como sociais e culturais.  Para os homens o desejo está mais relacionado com a visão. Os homens ficam mais excitados quando veem uma mulher sexy, com roupas provocantes, curvas acentuadas, etc. Para a mulher o desejo depende de vários fatores, tanto pessoais como culturais e sociais. Ela pode sentir desejo se for estimulada, se sentir amada, ou tiver admiração pelo outro. Quanto mais intimidade ela tiver como o companheiro e mais se sentir querida, maiores serão as chances de ficar mais a vontade e ter mais tesão. A libido da mulher também é despertada por gestos românticos, palavras gostosas ou de estímulo, pela estimulação manual e por atos que a façam sentir querida e amada. Mais do que os homens as mulheres são sonhadoras e românticas, e tudo que a fizer sentir "amadas" naquele momento ou antes, irá despertar o desejo e a excitação. Enquanto o homem se estimula pelo toque e pelo visual, a mulher prefere a carinho, e o verbal. Quanto mais coisas bonitas ela ouvir, e quanto mais delicado ele for, mais excitada ela ficará.
Isto é muito comum no começo do relacionamento, mas com o tempo os parceiros esquecem que para a mulher se excitar ela sempre espera ser seduzida, seja com flores, palavras ou atos românticos e muito, muito carinho.
Com o passar dos anos, é comum os maridos ou namorados esquecerem a introdução e ir direto para os "finalmentes" e isto acaba desgastando o relacionamento.
Outras vezes, a mulher se sente feia, pouco interessante, ou muito cansada e isto impede de ter tesão, pois a autoestima está zerada.
Outra coisa frequente que impede o tesão são as fantasias sexuais que não correspondem com a do parceiro ou parceira. Nestes casos, deve-se descobrir quais seriam estas fantasias e tentar utilizá-las durante o período de sedução. Aqui devemos lembrar que tanto as roupas que o outro está vestindo, como o papel que ocupa na escala social ajuda muito a despertar o tesão. Não custa nada, para tornar a relação mais gostosa, tentar satisfazer estes desejos, na medida do possível.
Em suma, os principais fatores que impedem o desejo são:
- fadiga;
- falta de "carinho" (incluindo a estimulação que é feita antes da penetração);
- falta de estímulo físico (tato) ou visual;
- falta de romantismo (tão importante para as mulheres);
- imagem corporal diferente da idealizada ou desejada;
- falta de intimidade (para dizer quais são as regiões do corpo que mais excitam).
O que fazer para aumentar o desejo?
Primeiro: manter a autoestima e não descuidar da saúde, para poder se sentir “poderosa” na hora da relação;
Segundo: aprender a se masturbar , e assim fica mais fácil dizer ao parceiro onde você gosta de ser tocada, e onde não gosta;
Terceiro: criar situações "românticas" e que estimulem o desejo, tais como: um jantar romântico, uma roupa sexy, uma viagem a dois, etc.


Orgasmo
No homem o orgasmo caracteriza-se pela ejaculação e na mulher por uma série de contrações que ocorrem na vagina. Em ambos os sexos, durante o orgasmo ocorre liberação de uma substância que se chama endorfina, que causa uma sensação de prazer e relaxamento. Por ser considerado o ápíce da relação sexual, e extremamaente prazerosa, ambos os sexos procuram atingir o orgasmo para se sentirem realizados do ponto de vista sexual. Entretanto, o orgasmo nem sempre é atingido, e algumas pessoas podem ter dificuldade para atingir o orgasmo em determinadas fases da vida, ou a vida inteira.
Como o orgasmo depende das duas fases anteriores (desejo e excitação), é natural que qualquer coisa que interfira nestas fases acabe diminuindo a possibilidade de se ter orgasmo.
A primeira coisa mais importante é entender que a mulher, diferente do homem, precisa de vários minutos para atingir o orgasmo. Antes de ter o orgasmo ela tem que estar lubrificada, excitada, e apresentar a congestão da vagina, tanto do clitoris como dos pequenos lábios. Isto será tanto mais rápido, quanto mais ela for estimulada, tanto fisicamente (com carinhos) e como psicologicamente ( com palavras que despertem o tesão e as fantasias).
Como na maioria das vezes o homem acaba gozando antes, e desistindo de continuar, é normal que as mulheres, se sintam frequentemente frustradas. Por outro lado, a inibição delas com relação ao sexo pode em alguns casos ser tão grande, que nem com todo o estímulo possível elas conseguem relaxar e gozar.  Nestes casos é necessário uma terapia para eliminar os bloqueios existentes.
Outras vezes o cansaço físico após um dia inteiro de stress pode bloquear o orgasmo, pois a pessoa não relaxa e não consegue atingir o clímax. A falta de hormônios, mais comum após a menopausa também dificulta a mulher a ter relação sexual, tanto a excitação como o orgasmo.E finalmente, outro fator importante é o uso de medicamentos ou drogas que interferem com a vasodilatação ou com o SNC e bloqueiam o orgasmo.


O que fazer para melhorar a relação e ambos terem orgasmos?
DICAS PARA OS HOMENS:
-estimule mais a mulher;
-não durma após a ejaculação;
-pergunte à mulher onde ela sente mais prazer;
- fale durante a relação o quanto a ama, a acha bonita e gostosa;
- o orgasmo vaginal é mais raro que o clitoriano, por isto é muito importante a estimulação do clitóris antes da penetração;
- e mais importante: trate a mulher bem o dia todo, pois assim ela estará mais receptiva à noite.
DICAS PARA AS MULHERES SENTIREM MAIS PRAZER
- aprenda a se conhecer e a se masturbar, pois se a mulher não conhecer o próprio corpo, não conseguirá ajudar o parceiro;
- esqueça os preconceitos, pois o sexo faz parte da vida das pessoas adultas;
- não esqueça as medidas de segurança para não engravidar ou adquirir DST;
- estar lubrificada é o primeiro passo para relaxar, e não sentir dor durante a relação;
-coloque uma roupa sexy, use um perfume gostoso e sinta-se poderosa, para a autoestima crescer e a inibição ir embora;
-não tenha medo de procurar ajuda, caso sinta dor, ou se isto está prejudicando a sua relação.
E lembre-se: mesmo sem ter orgasmo a relação sexual pode ser muito reconfortante e satisfatória, tudo vai depender das suas expectativas.
Quer saber mais sobre o trabalho da Dra. Mara Diegoli e a saúde da mulher? Clique e acesse www.maradiegoli.com.br
Dra. Mara Diegoli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadastro Hinode

Ela está de volta! Famosas usam gargantilha que imita tatuagem Acessório polêmico apareceu no desfile de verão da Carven e celebridades já estão usando

Confira a previsão para o seu signo da semana entre 11 e 17 de julho !!