Esmaltes "5 Free" prometem menos reações alérgicas. Especialistas explicam

Esmaltes Quem já teve alergia causada pelo esmalte sabe o quanto o problema pode ser incomodo, gerando muitos transtornos. Se você é daquelas que morrem de vontade de experimentar as cores da moda, mas têm medo que a vermelhidão e a coceira se instalem, vai gostar de saber que já existe mais uma opção antialérgica no mercado: os 5 Free. Mas, afinal, o que esses vidrinhos têm de especial?
+ Conheça os maiores vilões das unhas fortes e bonitas e livre-se deles
+ Unhas perfeitas são um sonho possível! Especialista conta como
+ Detox para unhas? Conheça a técnica que promete clarear e dar brilho
O que essas substâncias causam?
Há bastante tempo nas prateleiras, os esmaltes conhecidos como 3 Free, como o nome indica, são livres de três substâncias: DBP, formaldeído e tolueno. Além desses componentes, os 5 Free também excluem a resina de formaldeído e a cânfora. “O maior problema deles é mesmo a alergia, na forma de dermatite de contato, tanto por irritação imediata como por sensibilização após alguns meses de uso. Traduz-se como vermelhidão, ressecamento, aspereza e fissuras na pele em torno das unhas”, explica a dermatologista Ligia Kogos.
Essas substâncias também são conhecidas por serem causadoras de outros males além da irritação de pele, e podem ser perigosas: “o DBP, quando ministrado em altas doses em animais, pode causar alterações endócrinas e predispor o diabetes. Solventes semelhantes ao Tolueno poderiam em tese estar ligados a maiores riscos de abortos e fetos de baixo peso, ainda que isso não seja comprovado na prática. O formaldeído é alérgico para pessoas predispostas. Já a resina de formaldeído está ligada a alergia, e a cânfora, se inalada em quantidades consideráveis, pode causar irritação das vias aéreas superiores, náuseas e tonturas”.

Foto: pederk/iStock
Vale saber que elas são acrescentadas à formula do esmalte porque aumentam o brilho, a durabilidade e também a secagem. Apesar da exclusão das duas substâncias extras, Ligia garante que a diferença entre o 3 Free e o 5 Free pode não ser significativa apenas pela alergia.
A alergia
Mesmo que a alergia a esmalte aconteça, ela não é tão comum quanto as pessoas imaginam. “Apenas menos de 1% das pessoas são alérgicas a esmaltes quando aplicados apenas nas unhas. O que acontece é que, muitas vezes, o usuário do esmalte, antes que ele seque, passa a mão em áreas sensíveis do corpo, como as pálpebras, e acaba tendo uma alergia nesta localização”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, doutor em medicina pela UNICAMP.
A exclusão das substâncias torna os 3 e 5 Free mais seguros, mas eles não são certeza de que não haverá nenhum problema. Portanto, se você tem alergia, deixe intervalos entre uma aplicação de esmalte e outra, para que a unha respire e fique livre. “O processo de alergia é muito pessoal e individual, portanto não podemos dizer que um produto seja totalmente anti-alérgico com 100% de segurança, mas claro que estes produtos têm muito menos chances de causar alergias quando comparados com outros que contenham”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadastro Hinode

Ela está de volta! Famosas usam gargantilha que imita tatuagem Acessório polêmico apareceu no desfile de verão da Carven e celebridades já estão usando

Confira a previsão para o seu signo da semana entre 11 e 17 de julho !!