O que tirar do cardápio para ter uma gestação tranquila Peixes e carnes cruas estão entre os vilões
Se a gestante não teve a toxoplasmose, é preciso estar atenta e evitar comer verduras e legumes crus (saladas principalmente) fora de casa. A higiene é importante para evitar a contaminação. Em casa, lave sempre em água corrente e deixe de molho em produto apropriado para higiene antes de seu consumo.
Além dos cuidados com a salada fora de casa, evite comer carne mal passada, carne crua (quibe cru, carpaccio), peixe cru (sashimi e sushi), ovo mal passado.
Se gosta de café, cuidado com o excesso de cafeína. Fique com 1 a 2 xícaras pequenas ao longo do dia. E lembre que chá mate e o verde, alguns tipos de refrigerantes também tem cafeína. Logo se tomou café, nada de abusar no chá mate ou verde.
Controle o sal da comida, seu excesso pode levar a inchaço e ser um possível risco para a pressão alta.
Doces, pães, bolachas, bolos, panquecas, tortas são ricas em carboidratos refinados, seu alto consumo poderá levar a um rápido aumento de peso e ser um fator de risco para a diabete gestacional.
Não tome leite recém-ordenhado, ou de origem desconhecida. Assim como seus derivados, queijos e iogurtes com refrigeração ou higiene duvidosa, porque podem ser fontes de contaminação por bactéria que causa a listeriose.
Evite bebida alcóolica.
Siga uma alimentação variada e equilibrada para seu organismo. Busque orientação nutricional
Comentários