Sete segredos das manicures para deixar o esmalte lindo por mais tempo Do preparo ao reparo no decorrer da semana, especialistas contam o que fazer
+ Unhas perfeitas são um sonho possível! Especialista conta como
+ Cuide bem das mãos e das unhas e evite os sinais de envelhecimento precoce
+ Escolha o formato das unhas de acordo com o tamanho das suas mãos
Lixe corretamente
A maneira como você prepara as unhas é tão importante quanto escolher um vidrinho de boa qualidade, porque é nessa parte do processo que você garante que a cor vai aderir bem. “Precisa retirar o brilho natural com uma leve polida com a lixa branca quadrada, que não agride e retira a oleosidade. Assim, o esmalte adere melhor”, explica a manicure Conceição Pimentel, da Esmalteria Nacional. Se você tem as unhas fracas deixe para lixar apenas as pontinhas.
Hidrate as cutículas
Outro ponto essencial, e que muitas se esquecem, é ter as cutículas muito bem hidratadas, o que ajuda a não precisar remover completamente e ainda dá um acabamento melhor. “Hidratar diariamente é indispensável, e um dia antes você deve esfoliar para tirar as pelinhas que levantam e facilitar a esmaltação”, revela Raíssa de Mello João, diretora da Cheers Nail Club.
Mãos geladinhas
Foto: vvvita/iStock
Para evitar as bolhas no esmalte, que fazem com ele levante mais depressa, fique atenta à temperatura das suas mãos. Caso estejam muito quentes é preciso esfriar, como ensina Raíssa: “Pegue um potinho com água gelada e coloque as mãos por um minutinho, no máximo”.
Esmalte na medida
Passar muito esmalte atrapalha na durabilidade, já que com ele mais “fofo” é mais fácil que a superfície fique arranhada e opaca. “A primeira demão do esmalte deve ser sempre mais rala. Depois, pegue uma quantidade razoável sem limpar no frasco e traga distribuindo bem e não pincelando com as cerdas, deve ser suave”, indica Conceição.
Atenção às pontas
Na hora de passar na ponta existe uma técnica que ajuda muito a manter inteiro por mais tempo. “Sempre pinte como se estivesse fazendo uma francesinha, passando de lado para que dure mais”, aconselha Raíssa.
Retire o excesso
Sabe aquele restinho de esmalte que fica embaixo da unha? Ele é um dos responsáveis pelas pontas descascarem mais rápido, e deve ser eliminado. “Nas duas camadas de esmalte você deve passar o polegar na ponta para remover o acumulo”, diz Conceição.
Faça a manutenção
Não é sempre que dá tempo de ficar trocando o esmalte, então você pode, e deve, dar um truque para deixar tudo bonito. “Quando perder o brilho ou a cada dois dias você pode reaplicar o extra brilho, que vai revitalizar a cor”, garante Raíssa.
A pontinha saiu? Remover tudo é desnecessário, contanto que o estrago não tenha sido grande. “Sou super a favor do truque, e uso muito mesmo. Passe o mesmo esmalte na parte que saiu e finalize com o top coat, que deixa uniforme e disfarça muito bem”, finaliza Raíssa.
Comentários