Dê adeus ao cansaço e ao estresse com técnicas de automassagem Especialista ensina os movimentos e ainda dá dicas para melhores resultados

Dê adeus ao cansaço e ao estresse com técnicas de automassagem vadimguzhva / Thinkstock
Sabe quando o corpo reclama e tudo o que você mais deseja é uma boa massagem, mas não tem quem faça? Esqueça essa dependência. O DaquiDali foi atrás de métodos para você massagear, desestressar e relaxar no melhor estilo faça você mesma. Olha só!
+ Massagem detox ajuda na redução de medidas e elimina as impurezas
+ Cinco exercícios para firmar a musculatura do seu rosto com a ginástica facial
+ Massagem erótica estimula os sentidos e aproxima o casal. Saiba fazer

A reflexologia explora a automassagem atravéns de pontos-chave nas mãos e nos pés. Foto: Acnakelsy / Thinkstock 
Você já ouviu falar em reflexologia? “Ela parte do princípio de que existem pontos em certas regiões, como os pés e as mãos, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Quando esses pontos são massageados, é possível equilibrar as energias e áreas sem a necessidade de tocá-las diretamente”, explica Patrícia Pirozzi, especialista em cuidados corporais e diretora do Centro de Bem Estar Khora, em São Paulo.
Só benefícios
Esse método terapêutico é muito eficaz para aliviar o cansaço, estresse, aquela dorzinha muscular chata ou apenas relaxar. Mas para que o efeito seja o melhor, “é importante procurar um lugar tranquilo, em que você possa se sentir confortável, sem a preocupação de interferências durante a massagem”, diz a profissional.
A manhã ou o final da tarde, principalmente após um dia de trabalho, são os turnos que causam mais tensões. Como cada um tem sua rotina, o horário pode ser de acordo com a necessidade, mas, segundo Patrícia, não existe um horário específico para se automassagear, contudo, “se puder ser à noite, melhor ainda! O relaxamento é garantido para uma boa noite de sono e descanso”. A melhor parte? 15 minutos são o suficiente para começar a se sentir bem.

A mão que vai aos ombros é sempre a oposta. Você pode massageá-los para aliviar aquela tensão no meio da tarde. Foto: Enjoylife2 / Thinkstock 
Acertando a mão
Ombros
Utilize a mão oposta ao lado do corpo que pretende massagear, assim você consegue, com movimentos circulares, manipular melhor a área.
Pés e pernas
Com as duas mãos, faça movimentos circulares sincronizados. “Uma ótima dica é usar uma bolinha de tênis. Apoiando um pé na bola e outro no chão, deslize para frente e para trás, pressionando-a contra o chão”, ensina Patrícia.
Costas 
Coloque um colchonete ou edredom no chão. De barriga para cima deite-se e coloque duas bolinhas alinhadas na região dos glúteos, uma de cada lado da coluna vertebral. “É importante que a bolinha fique alinhada com a musculatura e não sobre a coluna”, alerta a profissional. Inspire e expire três vezes, e vá subindo as duas bolinhas até chegar ao pescoço.

Nas mãos, o ponto que representa a cabeça localiza-se entre o polegar e o indicador. Foto: Staras / Thinkstock
Cabeça
A automassagem aqui é com a técnica Do-in, que proporciona a melhora da dor de cabeça e alívio da tensão com o toque de três pontos:
1º - Entre as sobrancelhas faça pressão continua de três a cinco minutos e solte.
2º - Pressione os lados direito e esquerdo com os polegares, de forma continua, de três a cinco minutos e solte.
3º - Com o dedo polegar, aperte a outra mão entre o polegar e indicador fazendo pressão continua de três a cinco minutos e solte.
A seguir Patrícia dá algumas dicas que vão fazer desse, um dos melhores momentos do seu dia:
- Use um creme ou óleo de massagem para ajudar as mãos a deslizarem sobre a área massageada.
- Tente sentir com as pontas dos dedos a musculatura que gostaria de massagear.
- Com as mãos, faça movimentos circulares ou de deslizamento na musculatura.
- Se a região estiver um pouco dolorida, concentre-se, inspire e posicione as mãos sobre a região. Na expiração, faça um pouco mais de pressão enquanto desliza os dedos.
Escute seu corpo e saiba a hora de procurar ajuda profissional, se necessário. “É importante ressaltar que, em caso de desconforto e dores, procure um terapeuta corporal ou fisioterapeuta para avaliar e indicar a melhor terapia para o alívio dos sintomas crônicos”, ressalta a especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadastro Hinode

Ela está de volta! Famosas usam gargantilha que imita tatuagem Acessório polêmico apareceu no desfile de verão da Carven e celebridades já estão usando

Confira a previsão para o seu signo da semana entre 11 e 17 de julho !!