Deixe os problemas fora da cama! Aprenda a relaxar e aproveitar melhor o sexo Pensar nas dificuldades do dia faz com que o casal não sinta o prazer que deveria
+ Ele é rápido demais? Desvendamos sete maneiras de prolongar o sexo
+ Chega de dúvidas! Desvende 12 mitos e verdades sobre o orgasmo
+ Você vive comparando o atual com o ex? Saiba as consequências disso
Estresse x sexo
O estresse e os problemas do dia atuam de maneiras diferentes em homens e mulheres, mas atrapalham a vida íntima nos dois casos. “Uma relação sexual com prazer e orgasmo está totalmente vinculada à capacidade de fantasia erótica no momento. Se a mulher se desconcentra do erotismo, onde toda a libido dela tem que estar disponível, para pensar em um algo de fora como a casa ou a empregada que não veio essa energia vaza e ela não vai conseguir ter prazer. O estresse é um dos maiores fatores de atuação sobre o desejo, e para elas é determinante”, explica a sexóloga Sônia Eustáquia.
Concentre-se no toque do parceiro para desviar o pensamento dos problemas. Foto: iStock
Para os homens é mais fácil colocar os problemas no mudo e conseguir curtir uma noite quente com a parceira. Quando a preocupação ou a ansiedade é grande demais, no entanto, pode não ser tão simples assim: “Se eles estão com a cabeça no problema do trabalho a ereção não vem, toda a vez que o pensamento sai do sexo e vai para algo que traga ansiedade e aumenta a adrenalina, há uma fuga venosa e a ereção se perde”.
O que fazer?
Se levar os fantasmas de um dia ruim para os lençóis já virou um hábito, não precisa se desesperar: é possível reverter a situação. “Antes de encontrar o parceiro faça um preparo, uma concentração mesmo, para sair do cotidiano. Chegue em casa, tome um bom banho, ligue uma música e acenda uma vela ou espalhe uma essência. Quando você incentiva os cinco sentidos tem uma sensação maior de bem estar. Se fizer isso todos os dias virará um novo hábito de se desligar do mundo lá fora e se concentrar nesse novo ambiente”, indica.
Além de deixar a casa mais gostosa com itens que te agradam, procure estabelecer uma espécie de regra do silêncio com o amado. “Não se fala de problemas depois que se chega em casa ou a partir de determinado horário, discutam tudo até a hora combinada e depois mudem o assunto. Cama não é lugar de discutir contas ou qualquer outra situação, porque vira algo rotineiro fazer isso. Tem que ser um treino de realmente não falar de nada pesado, e é algo todos os dias, para que você não vá para o quarto com eles na cabeça”, aconselha a fisioterapeuta sexual Débora Pádua.
Transforme o banho em um momento de relaxamento. Foto: iStock
O banho também pode ser um grande aliado, já que ele estimula o olfato e o toque. Aproveite o momento para relaxar e realmente “lavar a alma”. “Diminuir um pouco a iluminação na hora do banho acalma bastante e você se desliga do estresse. Pode até chamar o parceiro só para aproveitare o clima juntos, é um momento bacana que aproxima o casal”, garante.
Tomou aquele banho delicioso, colocou uma música e ainda não parou de pensar totalmente naquela situação chata do trabalho? Então essa é a hora de apelar para a dica mais gostosa possível: a massagem. “Cortar a tensão é importante, coloque uma essência diferente e peça uma massagem, isso já faz os dois entrarem em um ritmo diferente. Se perceber que ele está remoendo os problemas é você quem deve fazer nele”, diz a fisioterapeuta.
Se você esqueceu de fazer esse ritual e percebeu que está ligada em alguma chateação na hora “H” será preciso fazer um exercício de emergência, que Sônia garante ser um treino poderoso: “Quando perceber que começou a pensar em outra coisa durante o sexo, fale para você mesma que vai se concentrar. Tente voltar seu pensamento para o corpo do parceiro e toda a situação do toque que está acontecendo ou para uma fantasia sexual que te leve outra vez para o erotismo”.
Comentários