Seis dicas incríveis para você reformar os móveis e decorar sua casa Técnicas simples exigem apenas a criatividade

Seis dicas incríveis para você reformar os móveis e decorar sua casa Thinkstock
O móvel descascou, a mesa de centro manchou ou o tecido da cadeira está rasgado? Ao invés de mandar tudo embora e gastar dinheiro comprando outro é possível reformar aqueles que já estão em casa. De acordo com a design Mariana Stella Von Kruger, da Emme Interiores, é possível dar um cara completamente nova para um objetivo antigo usando a criatividade. A profissional listou para o DaquiDali algumas ideias simples que podem ajudar a renovar a sua decoração:
+ Seis maneiras criativas de usar papel de parede na decoração
+ Use espelho para dar estilo e personalidade à sua casa
+ Aprenda o passo a passo de duas caixinhas incríveis de decoração
Adesivar
A técnica de revestir o objeto com tecido ou papel contact é simples, mas exige cuidados. Mariana indica que a aplicação seja realizada em um móvel com cantos retos, pois em áreas curvadas pode ser difícil conseguir o acabamento perfeito. “É possível conquistar um efeito legal cobrindo apenas uma parte do móvel, como a frente da gaveta, por exemplo”, sugere.
Para aplicar o papel, ela sugere descolar o material pouco a pouco e aplicar na superfície com a ajuda de um tecido. Caso crie bolhas, a dica é fazer um furo pequeno com uma agulha e corrigir o problema. Com tecido a aplicação é ainda mais fácil e basta usar cola para madeira.

Tecido e papel contact dão cara nova aos gaveteiros e armários. Fotos: Pinterest/HomeTrends
Espelho e vidro
Enjoou do armário da cozinha? Mariana indica retirar as portas e trocar a prateleira de madeira por outras de vidro, criando o efeito cristaleira. “É necessário apenas medir o tamanho e solicitar ao vidraceiro um material resistente”, indica a profissional. Como vai ficar vazado, no fundo do armário vale investir em espelhos (que devem ser colados com silicone adequado para isto), ou em revestimentos de tecidos ou papel adesivado. Outra dica é usar o espelho para revestir a mesa de centro ou um criado. O vidro fumê também pode dar uma cara nova à mesinha de escritório quando colocado sobre sua superfície.

Plateleiras de madeira e novas portas de vidro dão outra cara aos móveis. Fotos: JenDepner/Pinterest
Mosaico
Abuse da criatividade na hora de criar desenhos para aplicar em superfícies como mesas e bolcões. A técnica de mosaico exige pedacinhos de azulejos de diversas cores (que podem ser quebrados com a ajuda de um alicate), cola para madeira e rejunte para mosaico. “Crie o desenho e aplique as peças com a cola, deixando um espaço entre elas. Depois de seco, basta passar o rejunte com a ajuda de uma borracha para fixar os pedaços”, indica Mariana.

As mesas externas ganham resistência com o mosaico. Fotos: GueridónMosaic/Pinterest
Pintar
Trocar a cor do móvel é uma opção fácil e pode fazer com que o objeto fique completamente diferente. Antes de pintar, de acordo com Mariana, é preciso ver qual o tipo de material que o móvel é feito. “Hoje alguns móveis são feitos de compensados e levam uma camada fina de papel por cima. Em alguns casos esse papel pode sair e a tinta vai sair junto”, explica.

Esclha a tinta ideal para madeira e passe o primer especial antes de colorir o móvel. Fotos: NadiaV/CaSanches/Pinterest
Segundo a profissional, antes de aplicar a tinta é indicado lixar levemente a superfície e passar um primer. “Você pode escolher tintas com brilho, cintilantes ou foscas, desde que sejam ideais para madeira. Também não é necessário pintar o móvel inteiro e é possível conquistar um efeito bacana mudando a cor apenas de cima de uma mesa, por exemplo, ou da gaveta de um armário”, revela. No quarto das crianças, vale aplicar a tinta lousa para criar um espaço divertido e permitir que elas rabisquem à vontade. 
Pátina

A pátina ajuda a dar um efeito vintage nos móveis. Fotos: ParisTexas/Pinterest
Os móveis que são de madeira maciça podem ganhar ares vintage com a técnica da pátina, que consiste na aplicação de duas cores de tintas. “Este é um pouquinho mais trabalhoso, mas cria um efeito muito interessante”, diz Mariana. A profissional explica que é possível conquistar o efeito passando uma camada de tinta para madeira de uma cor e, depois que secar, aplicar outra cor (usando por exemplo o azul e o branco). Após secar, passe a lixa nas áreas que você quer remover a tinta superior, na quantidade que achar interessante. “Vale também passar uma camada de tinta e, com a outra cor e usando o pincel criar os efeitos desejados sem cobrir toda a área”, destaca.
Puxador renovado
“O puxador chama bastante atenção em um móvel e pode mudar completamente sua aparência quando alterado”, revela. Para ela, é possível usar um móvel que estava em um quarto infantil em um cômodo de adultos apenas trocando os puxadores. “O importante é medir o tamanho do parafuso necessário e buscar as opções que cabem naquele objeto”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadastro Hinode

Ela está de volta! Famosas usam gargantilha que imita tatuagem Acessório polêmico apareceu no desfile de verão da Carven e celebridades já estão usando

Confira a previsão para o seu signo da semana entre 11 e 17 de julho !!