Sem erro! Escolha o jeans certo para valorizar o seu tipo de corpo Saiba como combinar as modelagens com cada peça e arrase
A calça jeans é um item indispensável no guarda-roupa feminino. A peça é versátil e serve para compor desde looks casuais até produções fashionistas para a noite. Com tantas opções nas araras, o ideal é pensar no formato de corpo e em como você quer valorizá-lo. Invista na modelagem e na lavagem certa de jeans e aprenda como combinar as peças com essas dicas simples:
+ Confira o melhor da moda plus size em looks para diferentes ocasiões
+ Deixe os pés na moda com a tendência mais quentes em sapatos
+ Saiba como adaptar o seu guarda-roupa para a meia estação
Jeans flare: o curinga
Fátima Bernardes, Angélica e Luiza Brunet são adeptas do modelo flare. Fotos: Agnews
Se você quer aquela calça sem erro, a melhor opção é o jeans flare, que fica bem em todos os formatos de corpo. “É um modelo justinho até o joelho e que abre apenas na parte inferior, equilibrando as proporções entre altura e largura do corpo”, aponta a consultora de imagem Liliane Lau. Para ela, as mais baixas devem optar por combinar o modelo com um sapato de salto. “Quem é muito baixinho pode parecer ainda menor de tiver usando uma peça larga embaixo e rasteirinha. Então, escolha um salto grosso ou um modelo anabela para combinar com o jeans, que é mais pesado.”
Dica: Quem tem o quadril largo deve optar pelas levagens mais escuras. Se a ideia é deixar a perna mais fina, opte por modelos sem lavagens na parte da coxa.
Skinny: o queridinho
Déborah Secco, Ana Lima e Isabelle Drummond mostram a versatilidade da peça. Fotos: Agnews
O modelo skinny é um dos preferidos nacionais, mas deve ser usado com cuidado. “Faz parte da cultura da brasileira evidenciar o corpo, mas é preciso tomar cuidado para compor a produção com a skinny, revela Liliana. De acordo com ela, por ser completamente justo ao corpo a modelagem não tem erro para quem tem o corpo no formato retângulo (ombros e quadril na mesma proporção e com pouca cintura) ou ampulheta (ombro e quadril na mesma proporção e com cintura bem definida). A consultora explica como a peça fica melhor para aquelas que são donas de outros tipos de silhueta:
Corpo triângulo (mais largo em cima e fino embaixo): geralmente quem tem este tipo de estrutura corporal tem pernas muito bonitas e que devem ser valorizadas. “Neste caso, vale optar por compor um look que chama a atenção para a parte inferior. Vale investir em uns jeans rasgado, com estampas e em peças mais claras, optando por colocar uma blusa mais discreta”, aconselha. De acordo com ela, o cinto também é uma ótima opção: “aumente o quadril colocando um cinto que tenha uma cor forte. As linhas horizontais vão ajudar a aumentar a região e deixar o visual mais bonito.”
A ponta da camisa para dentro da calça disfarça o quadril, diminuindo a região, enquanto cinto ajuda a aumentar por chamar a atenção. Fotos: Agnews
Corpo pera (quadril mais largo que os ombros): neste caso, Liliana aconselha usar uma lavagem mais escura de jeans para evitar destacar o quadril. “Outra técnica é cuidar com a altura da blusa. Opte por uma peça que termine antes da altura do quadril, para não criar uma linha na área”, revela. Uma sugestão da especialista é escolher uma blusa com caimento flúido e colocar a parte da frente dentro da calça. “Este truque ajuda a diminuir a atenção para os quadris. Como a parte do lado fica para fora a camisa ou blusa também cria uma proporção para os lados. Mas nunca coloque a peça inteira para dentro, especialmente se for um tecido duro de algodão.”
Boyfriend e jeans reto: versáteis
O estilo boyfriend destaca a parte inferior da produção, já que o jeans é mais largo e aumenta a região. “Quem tem o quadril mais largo deve tomar um pouco mais de cuidado com o modelo, já que ele engrossa a perna e diminui a estatura”, explica Liliana. Para a profissional, o ideal neste caso é escolher uma lavagem mais escura e investir no salto: “Desta forma é possível alongar a silhueta. Também é possível jogar cores na blusa, assim a parte de cima chama a atenção e cria um efeito muito bonito”, revela.
Jeans boyfriend e rasgados chamam a atenção para a parte inferior. Fotos: Agnews
Dica: quem prefere não arriscar com os modelos muito largos do estilo boyfriend podem abusar do jeans reto. Eles são bem casuais e podem ser usados com a barra dobrada para criar um efeito moderno.
Pantalona: pernas para que te quero
O modelo pantalona leva muito tecido e aumenta a região, então cai perfeitamente para quem possui o corpo estilo triângulo invertido, ampulheta ou retângulo. “Este modelo combina muito bem com salto alto. Se o jeans é mais pesado, opte por saltos mais largos e anabelas. Se for um tecido mais fino, vale usar também os saltos finos com uma meia pata”, revela Liliana.
Dica: quem tem os ombros mas largos pode optar por blusas mais delicadas para diminuir a atenção na parte de cima. No jeans, invista em lavagens claras, com aplicações e até estampadas.
Calças claras ajudam a aumentar a região de baixo e funcionam para quem não tem quadril. Fotos: Agnews
No espelho
De acordo com Liliana, quando for experimentar a calça na loja, o primeiro item a observar é a cor do jeans. “As lavagens são estratégicas quando o assunto é esconder ou ressaltar alguns traços do corpo”, afirma. Em frente ao espelho preste atenção nas manchas do jeans, pois eles aumentarão a área. “É comum ver manchas mais claras na parte do bumbum, pois isso cria chama a atenção para a região”, revela.
De acordo com ela, se o objetivo é ganhar alguns quilinhos vale investir em bolsos grandes ou em modelos com aplicações de estampas e bordados. Se a ideia é o contrário, a consultora afirma que a lavagem lisa é a melhor opção. “Cria uma linearidade que favorece o corpo e permite brincar com as blusas”, completa
Comentários