Na hora do desespero: que alimentos escolher ao ter vontade de sabotar a dieta? Acabe com a ansiedade e controle os desejos alimentares com opções saudáveis
A reeducação alimentar necessária para a perda de peso exige a escolha dos alimentos certos na hora certa. Só assim o corpo é capaz de absorver os nutrientes necessários para manter o metabolismo funcionando de maneira saudável. Para ter sucesso e alcançar o objetivo na hora de perder peso, a nutricionista Dagmarcia Neuza David afirma que planejar as refeições é a melhor maneira de prevenir aqueles momentos de desespero e a vontade de sabotar a dieta.
+ Barriga sequinha? Biomassa de feijão branco promete ajudar no emagrecimento
+ Sete mitos sobre a alimentação saudável que você não sabia
+ Dez hábitos à mesa que vão te ajudar a comer menos
De acordo com a profissional, é necessário planejar as três principais refeições do dia e dois intervalos para lanches entre elas. “Se engana quem acredita que pulando uma refeição conseguirá perder peso mais rapidamente. Ficar muito tempo sem consumir nada irá alterar o nível de glicemia no corpo, fazendo com que ocorra um aumento daquela sensação desesperadora de comer qualquer coisa rapidamente”, explica Dagmarcia.
Regrar a alimentação permite que o metabolismo esteja sempre trabalhando. Foto: Think Stock
A profissional da Paraná Clínicas aponta que nestes momentos, além de correr o risco de burlar a dieta, o alimento consumido não será absorvido de maneira correta pelo corpo. “Se atacamos um pacote de biscoito depois de cinco horas sem comer nada, por exemplo, o nível de açúcar irá subir de uma maneira muito rápida. O metabolismo já está funcionando de maneira mais lenta, então, não conseguirá absorver todo esse consumo e queimá-lo na mesma rapidez com que foi ingerido, levando ao acúmulo de peso”, explica. Além de se alimentar de maneira regrada, de acordo nutricionista, o ideal é não fazer nenhum tipo de restrição alimentar (como cortar o consumo de carboidratos, por exemplo), porque isso também levará a compulsão.
A profissional explica que o corpo leva cerca de 21 dias para se adaptar à nova rotina alimentar e, neste período, é comum sentir maior necessidade de sabotar a dieta. Para ela, é possível recorrer a petiscos saudáveis, que devem estar sempre à mão caso ocorra a ansiedade de comer algo.
Sem fome
Alguns nutrientes transmitem a sensação de saciedade por mais tempo. Foto: Think Stock
Alimentos ricos em selênio, serotonina e fibras dão energia para o corpo e são as opções mais indicadas para saciar a fome por mais tempo. Além disso, as fibras também contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo. As melhores opções são:
Preparado de sementes (adicione amêndoas, castanhas, nozes e linhaça que são ricos em selênio)
Barra de cereal (optar por versões com no mínimo 1,5 g de fibra)
Aveia
Granola ou mix de cereais
Iogurte
Biscoitos integrais
Queijo
Sanduíche de pão integral
Doce saudável
Uma pequena porção de chocolate meio amargo acaba com a vontade de comer doce. Foto: Think Stock
Para saciar a vontade de comer doce, o ideal é recorrer à alternativas que não concentram altos níveis de açúcar, mas que são capazes de trazer a sensação de saciedade. Prefira sempre a sacarose das frutas ao invés da cana-de-açúcar. Confira alguns alimentos e ervas que têm esse poder:
Chocolate meio amargo
Barra de alfarroba
Chá de menta e camomila (sem açúcar)
Balas e chicletes sem açúcar
Frutas
Picolé de frutas
Banana com canela
Bom para acalmar e combater a ansiedade
É possível controlar a ansiedade sem a necessidade de fugir da dieta. Foto: Think Stock
Além das ervas que possuem efeito calmante, alguns alimentos ricos em zinco, selênio e magnésio ajudam a regular o sistema nervoso e controlar o estresse diário. Recorra à essas opções para ficar mais calma e fugir da dieta de maneira saudável:
Abacate
Alface
Aspargo
Banana
Chá de erva-cidreira
Uva
Suco natural de maracujá
Os vilões
Biscoitos recheados concentram grande quantidade de gordura e açúcar. Foto: Think Stock
De acordo com Dagmarcia, durante o processo de reeducação alimentar é importante se preocupar em restringir ao máximo o consumo de alguns alimentos industrializados que concentram muita gordura ou açúcar. Ela indica que a melhor maneira é consultar a tabela de valor nutricional e optar por versões mais saudáveis. “O primeiro item da tabela é o que geralmente tem em maior concentração no produto. Se começar por açúcar ou xarope de glicose o melhor é evitar”, afirma.
Suco de caixinha: além dos refrigerantes, o sucos de caixa podem representar um pesadelo para a dieta. Existem sucos que concentram 6 saches de açúcar (26 g) em 200 ml de líquido, então é necessário observar e optar por versões com menos açúcar ou por fazer em casa.
Bolachas: riquíssima em gorduras, alguns biscoitos recheados são tão calóricos que três unidades podem equivaler a duas fatias de pão. Consumir um pacote inteiro aumenta muito o nível de açúcar, causando um pico de bem estar. Quando esse pico chega ao fim, porém, poderá ocorrer irritabilidade e agitação.
Barrinhas de cereais: uma versão coberta com chocolate equivale a um doce, não a uma barra de cereal. Evite comprar se o primeiro item da tabela for açúcar e escolha versões com no mínimo 1,5 g de fibras. Se o primeiro item da tabela for aveia, saiba que esta é a melhor opção para o lanche.
Comentários