Versátil e prática: cinco formas de usar a sombra na sua maquiagem Produto pode ser aplicado como iluminador, blush e até batom
Você certamente já passou pela situação de não ter um blush, batom ou até mesmo um iluminador para completar o look quando surge aquele evento de última hora. A boa notícia é que a sombra, um dos produtos mais versáteis da maquiagem, pode te ajudar a substituir esses e outros recursos na hora de montar aquele make incrível.
+ Lápis preto é indispensável no nécessaire. Veja seis maneiras de usar
+ Renove-se e transforme-se com dicas de experts em maquiagem
+ Maquiagem de contorno afina o rosto e realça os traços. Aprenda!
Como iluminador
O iluminador é um grande artifício para destacar os pontos fortes do rosto e dar um brilho saudável e especial. Na falta desse produto, use e abuse da sombra cintilante. “Ela pode ser usada perfeitamente como iluminador porque tem a mesma fixação e quanto mais cintilante melhor o resultado. Aposte no dourado, ótimo para quem é mais morena ou está bronzeada, e o pérola. Ele é usado sobre as maçãs e mais na lateral do rosto, entre os olhos e o início da bochecha. Quem quer alongar o nariz pode iluminar também o centro do nariz e, para separar o olhar, no cantinho interno dos olhos”, explica a maquiadora Ana Paula Basílio.
Como batom
Misture uma quantidade de sombra com duas de manteiga de cacau para fazer um batom personalizado. Foto: AmmentorpDK/iStock
Encontrar uma cor de batom exatamente como você deseja pode ser bastante trabalhoso, mas nessas horas basta uma paleta de sombras e uma manteiga de cacau para tornar o tom realidade: “Ele vai ficar um batom mais seco e matte, então o lábio tem que estar muito hidratado antes. Você vai tirar um pouco da sombra, raspando, e depois misturar na manteiga de cacau até virar uma massinha. O importante é sempre usar mais manteiga do que sombra para que ela não craquele e não fique grossa”.
Como blush
O blush acabou? Por ser uma concentração de pigmentação em um ponto único do rosto a sombra é uma substituta a altura, basta escolher as cores certas: “Aposte nas sombras mais rosadas, alaranjadas ou no dourado, de acordo com o seu tom de pele. A pele escura pode apostar nas cores mais fechadas, misturando o dourado com o rosa mais escuro, por exemplo. Se você não gosta do efeito iluminado use as sombras mais secas e sem brilho”.
Na sobrancelha
Sombras são ideias para preencher a sobrancelha. Foto: Medioimages/Photodisc
Corrigir a sobrancelha é essencial quando você faz uma maquiagem completa, principalmente para a noite. Ao contrário do que muitas acreditam o lápis próprio para a região não é a melhor pedida. “A sombra é melhor para a sobrancelha do que o lápis, você tem que usar um pincel chanfrado ou a escova de pentear a sobrancelha. O ideal é que seja sempre puxado mais para o marrom, e sempre no tom do fio. Com o pincel você vai ter uma cobertura maior e mais viva, enquanto com o pincel vai apenas cobrir levemente as falhas. Passe pouca quantidade na sombra e leve ao local, passando levemente”, ensina.
Afinar o rosto
Para afinar o rosto, diminuir a região da papada e até reduzir o nariz pode apostar na sombra marrom, um tom mais escuro que a pele. “Você pode usar pouca quantidade com a ajuda de um pincel sob o queixo, rente à raiz do cabelo, para reduzir a testa, nas têmporas ou até ao redor do nariz. Esfume bem para um visual natural”, finaliza.
Comentários