Desvende cinco mitos e verdades sobre as cutículas e garanta unhas lindas Dermatologista tira dúvidas sobre retirada, hidratação e cuidados gerais



Desvende cinco mitos e verdades sobre as cutículas e garanta unhas lindas Naimers/iStockToda mulher gosta de ter as unhas bonitas e saudáveis, mas para conseguir é necessário cuidar de uma parte que muitas se esquecem: as cutículas. Protetoras, elas influenciam diretamente no aspecto dos dedos, e é preciso mantê-las sempre em ordem. Para você cuidar bem das suas, o DaquiDali te conta cinco mitos e verdades.

+ Guia da unha perfeita: truques fazem o esmalte secar mais rápido e durar mais
+ Quatro tratamentos caseiros para deixar as unhas fortes e brilhantes
+ Sete segredos das manicures para deixar o esmalte lindo por mais tempo
A maior dúvida é quanto a remoção das cutículas, já que elas previnem o surgimento de doenças causadas por bactérias, mas também atrapalham a esmaltação. “O ideal é tentar não retirar profundamente, sem cutucá-las. Esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, como deformações. Desde que não seja tão violento a ponto de machucar, não já problema em se retirar parte dela”, explica a dermatologista Flávia Martelli, consultora da Netfarma.
Cuidados gerais
Como dito acima, a retirada total das unhas pode facilitar o surgimento de doenças, principalmente quando as mãos ficam úmidas: “Podem aparecer doenças como a micose nos cantos das unhas, principalmente em pessoas que ficam muito tempo com as mãos molhadas. Mantenha as cutículas hidratadas e retire o excesso de pele. Se preferir um método mais conservador, a fim de não entrar em contato com fungos e bactérias, empurre levemente com o auxilio de um hidratante e espátula”.
Os mitos e verdades
É preciso tirar as cutículas para fazer as unhas

Foto: DmitriyTitov/iStock

De acordo com a especialista, não é preciso retirar as cutículas, principalmente quando estão hidratadas. Mas, se quiser tirar, basta ser cuidadosa. “Pode-se retirar desde que seja com cuidado para não machucar”, completa.
Quanto mais se tira, mais grossas elas ficam
Isso é um mito, a cutícula não engrossa ou aumenta por ser retirada. “Ela tem um limite para crescer, assim como os pelos e cabelo. Quem faz as unhas toda semana tem a impressão de que elas crescem mais rápido, o que não é verdade”, garante.
Usar produtos de limpeza prejudica a cutícula
Sim, é verdade, não usar luvas ao lavar a louça ou fazer uma faxina pode sim prejudicar a saúde das unhas: “A pele tende a ficar mais ressecada e as cutículas com aspecto áspero. Hidratação é muito importante nesses casos, pois cria uma película protetora contra os agentes nocivos presentes nos produtos químicos”.
Retirar a cutícula ajuda no crescimento das unhas
Outro mito comum, remover totalmente as cutículas não favorece o crescimento. “A cutícula não tem relação direta com o crescimento das unhas. Sua função é basicamente a proteção do aparelho ungueal, unhas e matriz, garantindo que não ocorra a entrada de patógenos, que poderiam causar infecções”, revela.
É possível retardar o crescimento das cutículas
Isso é mito, e, mesmo que alguns produtos prometam, elas costumam ter um crescimento regular. “Não é comprovado que eles possam retardar o crescimento”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadastro Hinode

Ela está de volta! Famosas usam gargantilha que imita tatuagem Acessório polêmico apareceu no desfile de verão da Carven e celebridades já estão usando

Confira a previsão para o seu signo da semana entre 11 e 17 de julho !!