Conquiste um ondulado natural e sexy com truques de especialista Estilo é ótimo para os dias mais quentes e situações descontraídas
As estações de calor pedem visuais mais naturais, já que é quase impossível manter a escova impecável em temperaturas elevadas, não é? Ainda assim, dá para ficar linda e sexy com um estilo que nunca sai de moda: o ondulado de praia, aquele bagunçado charmoso que conquista celebridades e preza pelo movimento dos fios. Quer fazer sem erro? Siga essas dicas:
+ Cabelos elásticos e quebradiços têm solução. Saiba como tratar
+ Rodrigo Cintra para sobre os cabelos mais desejados das celebridades
+ Sombré ilumina o cabelo tem perder a aparência natural
Balanço natural
Inicie o processo secando o cabelo para garantir o balanço natural dos fios. Sempre opte por secar os fios direcionando a raiz do cabelo para cima ou até mesmo fazendo o processo de cabeça para baixo. “Isso garante que os fios não sofram o efeito 'colado' no couro cabelo”, explica a hairstylist Polliana Abade, do salão Fio-a-Fio Beauty Club. A profissional indica que no processo com o secador é possível começar a moldar os cabelo. “Secar sempre de forma aleatória ou enrolando nos dedos formando cachos garante um resultado mais natural.”
O sentido do babyliss
Antes do babyliss é muito importante usar sempre um protetor térmico ou produtos modeladores, como mousse e sprays com proteção térmica. “Qualquer tipo de modelador capilar como pranchas, secadores e babyliss exigem produtos que protejam o cabelo do calor excessivo”, indica a profissional. Quando usar o babyliss, ela explica que cada mecha deve ser moldada em um sentido, criando cachos para frente e para trás. “Essa diferença garante um efeito natural. A altura de onde começa o cacho depende muito do comprimento do fio, mas sempre é indicado que não seja tão próximo à raiz”, salienta Polliana.
Coque mágico
Quem tem o cabelo ondulado ou possui fios mais maleáveis quando o assunto é modelar o cabelo pode conquistar as ondas fazendo um coque. A especialista alerta, porém, que o coque nunca deve ser feito com os fios molhados. “É sempre bom dar uma pré-secada antes de modelar e jamais dormir com os cabelos molhados. O couro cabeludo úmido pode criar fungos que são extremamente prejudiciais à saúde, podendo causar até mesmo a queda dos fios”, explica. De acordo com ela, o ideal é sempre secar muito bem a raiz e deixar os fios quase secos antes de prender. Outra dica importante é nunca deixar o coque muito apertado. “Fazer algo mais frouxo permite que os fios sequem 'respirando'”, indica.
Segredo de modelo
Para quem quer fios como os das modelos de campanhas de biquínis e lingeries, uma dica é deixar os cabelos mais claros em mechas 3D (com vários tons) e sombré (mais escuro na raiz e claro nas pontas), garantem a finalização perfeita para quem quer aderir ao estilo. “É importante nunca fazer mechas num tom muito diferente ou muito mais claro que a cor de fundo do cabelo”, explica a profissional. Não quer química nas madeixas? Polliana afirma que é possível fugir do descolorante. “Usando apenas a coloração, sem descolorir o cabelo, é possível conquistar um efeito natural sem prejudicar tanto o cabelo”.
Fuja da mistura caseira
Misturar água com sal e borrifar nos fios para conquistar o efeito “acabei de sair do mar” pode prejudicar profundamente a saúde do cabelo, desidratando os fios. “Nunca recomendo misturas caseiras pois a matéria-prima não está tecnologicamente adequada pra usar nos fios e isso pode causar ressecamento”, alerta Polliana. De acordo com ela, o ideal é procurar os produtos que estão no mercado, pois já foram testados e oferecem a garantia de não danificar o cabelo. “Existem vários produtos para esse fim, desde os mais baratos até os mais caros, então o risco não compensa”, completa.
Finalização perfeita
Para finalizar o penteado sem deixar um efeito falso o ideal é usar spray de sal. “Além de modelar, este produto realmente ajuda no efeito de praia. Basta aplicar nos cabelos úmidos e amassar, deixando secar naturalmente. Para quem quer dispensar o babyliss vale usar o secador modelando mecha a mecha com os próprios dedos”, completa.
Comentários